Sistema Ailos: inovação com resultados reais
Laboratório de inovação desenvolve programas e frentes de experimentação para melhorar a experiência dos cooperados
No Sistema Ailos o olhar mais profundo para a inovação se iniciou em 2017, quando a cooperativa decidiu incluir o tema no seu planejamento estratégico 2018-2020. De lá para cá, a inovação vem se consolidando na organização com programas e iniciativas liderados por um departamento composto atualmente por 6 colaboradores.
Neste caso prático, a Coordenadora de Gestão da Inovação do Ailos, Paula Cardozo, conta que, durante a construção do planejamento estratégico, a inovação foi colocada como um objetivo a ser cumprido até 2020, resultando na criação de processos de ideação, captação de ideias, validação, projetos etc. Hoje, a avaliação é que a cooperativa vem construindo uma forte estratégia de inovação. Saiba mais sobre:
- Programa de intraempreendedorismo Acelera: recebeu, em sua última edição, 541 ideias e teve mais de 50% de engajamento dos colaboradores da cooperativa.
- Programa InPulse Ailos: aproxima a cooperativa do ecossistema de startups e promove a mudança de cultura da organização.
- Laboratório de Inovação: possui frentes de experimentação para validar ideias com os cooperados logo no início dos projetos, seguindo a lógica das startups de errar rápido para corrigir rápido.
1- Os primeiros passos: como a inovação se tornou parte do planejamento estratégico 2018-2020
2 - Colocando o laboratório de inovação em prática: programas Acelera e Inpulse
3 - Os movimentos para criar uma cultura da inovação
4 - Inovação na ponta: testes e pilotos realizados e entregues aos cooperados
5 - Visão para 2030: o que aponta o pilar estratégico da inovação para os próximos anos
6 - Perguntas e respostas